Cordados- II Peixes

Peixes:

Os peixes foram os primeiros vertebrados a aparecerem na Terra e são dividido em dois grupos, os condrictes (cartilaginosos) e osteíctes (ósseos), sendo o ultimo o mais abundante (95% das especies), e os agnatos (sem mandíbula).

Agnatos:

 Considerados peixes primitivos, os agnatos foram os primeiros vertebrados a existirem e trouxeram de novidades evolutivas, como o coração muscular com um átrio. Possuem o corpo alongado, cilíndrico, com muitas glândulas na pele, esqueleto cartilaginosos, quando adultos mantém sua notocorda e são ectotérmicos. Não possuem nadadeiras pares e as suas nadadeiras impares são pouco desenvolvidas, também não possuem escamas e mandíbula. Apesar de serem muito antigos, ainda existem representantes desse grupo, eles são a lampreia e o peixe-bruxa.
 Apresentam sistema circulatório fechado e seu coração é composto por um átrio e um  ventrículo. Seus sistema respiratório é composto por brânquia, sendo que a água entra pela boca e sai pelas fendas. Suas excreções que é principalmente amônia são liberadas pela cloaca, sendo o seu sistema excretor composto por rins mesonéfricos. Apresentam sexos separados, dioicos, reprodução externa e desenvolvimento indireto (lampreias)e direto (peixe-bruxa). Sua alimentação varia, uma vez que lampreias possuem dentes córneos e conseguem perfurar o corpo dos outro animais para se alimentar de seus sangue e peixes-bruxa possuem apenas uma boca mordedora e reversível e se alimentam de peixes mortos ou doentes e invertebrados. Seus sistema digestório é completo, sendo sua boca circular e anteroventral e seu intestino com dobras.

Condrictes:

Os condrictes são peixes cartilaginosos e são representados pelas quimeras, tubarões e arraias. Sua principal característica é o esqueleto de cartilagem, que pode conter cálcio. Seus corpos podem ser achatados (arraias) ou fusiforme (tubarões e quimeras), são revestido por escamas placoides mas não controlam suas temperaturas ( ectotérmicos). Suas nadadeiras são sustentadas por raios e suas caudas são heterocerca, sendo no macho usadas também para reprodução.
 Seu sistema respiratório é branquial e não possuem bexiga natatória. Possuem  sistema digestório completo,sendo sua boca ventral com dentes, pontiagudos ou placas ósseas, e o intestino com uma válvula espiral , maior área de absorção, e uma glândula retal, remoção do excesso de sal. Seus sistema circulatório é fechado e seu coração possui uma aurícula e um ventrículo. Sua excreção é feita por rins mesonéfricos e a liberação ocorre ,juntamente com a do sistema digestório, na cloaca. Seu sistema sensorial é bem desenvolvido, possuem um olho adaptado para pouca luz, um órgão de equilíbrio, narinas não comunicantes com a boca e lina de poros que identifica mudanças de pressão e direção da água. São dioicos de fecundação interna e podem ser ovovivíparas e ovíparas.




Osteíctes:

Os osteíctes são os peixes que possuem a maior parte de seu esqueleto composto por osso. Seu corpo é revestido por escamas de origem dérmica e é coberto por glândulas sebáceas para auxiliar na natação.  Uma diferença é a presença da bexiga natatória que auxilia o equilíbrio em diferentes profundidas. Esse grupo pode ser dividido em duas classe: os Sarcopterygii e os Actinopterygii.
-Sarcopterygii são peixes com nadadeiras carnosas e com um suporte ósseo. Seus representantes são peixes pulmonados, pulmões rudimentares, e os celacantos. 
-Actinopterygii são os os peixe com nadadeiras raiadas.
 Seu sistema respiratório é branquial, sendo suas branquias protegidas pelo opérculo. Seu sistema circulatório é fechado e sua circulação é simples completa, sendo seu coração com duas cavidades e apenas sangue venosos passa. Sua natação é ajudada pelo seu corpo hidrodinâmico, fígados cheios de óleo, alem da bexiga natatória. Seu sistema excretor é composto por rins mesonefros. Sua fecundação é externa e o desenvolvimento indireto. Seu sistema nervosos é composto por olhos laterais, sem pálpebras, três canais auditivos e narinas. Seu sistema digestório é completo, sua boca tem dentes finos e cônicos.


 














fonte:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Peixes2.php
https://biologianet.uol.com.br/zoologia/peixes-cartilaginosos-condrictes.htm
https://biologianet.uol.com.br/zoologia/agnatos.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios da página 47

Zoologia II: Filo Porífera

Bactérias -III