Fungi I - Características

Reino Fungi /Fungos

Estrutura:

Os fungos são seres eucariontes, uni ou pluricelulares, aclorofilados, heterotróficos por absorção e realizam digestão extracorpórea. São formados por filamentos chamados hifas, e o conjunto destas forma um micélio (falso tecido). Assim como os animais, os fungos possuem como substância de reserva o glicogênio; e possuem, geralmente, quitina na parede celular, substancia que também é encontra no exoesqueleto dos artrópodes. Fazem respiração aeróbica, mas alguns são capazes de respirar mesmo na ausência de oxigênio, fazendo respiração anaeróbica ou fermentação.

Podem ser divididos em 4 (quatro) grupos: os ascomicetos, basidiomicetos, zigomicetos e quitridiomicetos. Os dois primeiros produzem esporos na forma de esporângios. Os zigomicetos possuem uma fase de reprodução assexuada e uma sexuada. Já os quitridiomicetos apresentam esporos monoflagelados.

Resultado de imagem para esquema estrutura dos fungos

Hifas:

Resultado de imagem para hifas septadas e asseptadasAs hifas podem ser cenocíticas ou septadas. As cenocíticas possuem apenas um citoplasma que é compartilhado por centenas de núcleos. As septadas possuem septos transversais separando compartimentos com dois ou mais núcleos; cada septo da hifa possui um orifício central do qual há a passagem de citoplasma e de núcleos. 

Reprodução:

Assexuadamente: por fragmentação, brotamento ou esporulação. Não há fusão de núcleos. 



Sexuadamente: hifas de micélios sexualmente compatíveis (hifas+ e hifas-) se unem por plasmogamia (fusão dos citoplasmas). As hifas resultantes da plasmogamia se organizam formando um novo corpo de frutificação. Tais hifas possuem cada um núcleo haploide (n) que se fundem em um núcleo diploide (2n) através de um processo chamado cariogamia.  Ocorre, então, a meiose (R!) deste núcleo diploide, originando 4 esporos haploides.


Fungos do gênero Rhizopus realizam reprodução assexuada e sexuada, como ilustra o esquema abaixo:


Quanto à alimentação:

- Saprófagos ou Decompositores: obtêm alimentos através da decomposição, sendo extremamente importantes para o ambiente pois devolvem a natureza  matéria orgânica permitindo a circulação de matéria orgânica nos ecossistemas. 

- Parasitas: alimentam-se de substâncias de organismos vivos, são os causadores de micoses. 

- Predadores: se alimentam de pequenos animais que aprisionam e digerem, como amebas.


Referências bibliográficas: 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZULQK-qHwJf6saF5KOB5HWY0y9hIcmMZYW3hE99IMzIkoFEap_GIK7D91Fj3E2dCnkmR3Ho3dP6UUrDL5Gu6XJr_PNQHOCAps6MJk-eXuqVNVwtWk_hhUnScz_choIaKOcBY4W8_HDMqi/s1600/hifa.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgA7vapHoRfzylZ9wyjiPwSO2te9RwWbv1npMnOfX7M0V6sNDgXwnR3qVW90IvIcYvJaSApL1OHhuPfCqpxcF43lEqzPXF2myTWcOv-RLD3r7_L9P70ANZxNhDfngcdECS7cwkletS53z2T/s1600/leve.JPG
https://image.slidesharecdn.com/fungos-120110174430-phpapp02/95/fungos-8-728.jpg?cb=1326217825
Livro didático:
Favaretto, José Arnaldo
Biologia, unidade e diversidade, 2º ano / José Arnaldo Favaretto.
- 1. ed. - São Paulo: FTD, 2016 -
(Coleção biologia unidade e diversidade)
e Professor Paim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios da página 47

Zoologia II: Filo Porífera

Bactérias -III