Cordados I- características gerais e subfilos

Cordados

Os cordados ( filo chordata) pertencem ao reino animalia e se dividem em subfilos,  Urocordados, Cefalocordados e Craniata. Eles se caracterizam por possuírem durante a fase embrionaria  fendas faringeanas, tubo nervoso dorsal, notocorda e cauda pós-anal. Também são triblásticos, deuterostômios, metamerizados, e apresentam simetria lateral e sistema digestório completo.  Os cordados apresentam representantes invertebrados (salpas, ascídias e anfioxo) e vertebrados (peixes, anfíbios, repteis, aves, mamíferos)

Urocordados:

Animais de vida marinha e sesseis que podem viver isolados ou em colonias. Possuem o corpo revestido por uma túnica de tunicina que presenta duas abertura, o sifão inalante e o exalante. São filtradores e seu principal alimento são plânctons, que entram junto com água pelo sifão inalante e após serem digeridos saem pelo sifão exalante. Seu sistema circulatório é parcialmente aberto e o sangue é oxigenado nas fendas branquiais. Apresentam notocorda durante a fase larval e um único gânglio nervoso na fase adulta. Sua grande maioria são monoicos e realizam fecundação externa, a reprodução é sexuada mas pode ocorrer brotamento.

Cefalocordados:

Os cefalocordados são animais finos, pequenos, achatados lateralmente e transparentes sendo o anfioxo seu representante. Possuem a notocorda durante todo seu desenvolvimento e seu centro nervoso fica localizado acima da notocorda, é o cordão nervoso. Possuem sistema digestório completo, onde a comida entra através do átrio, juntamente com a água, e ao passar pelas fendas branquiais fica retida no muco e depois é direcionada até o ceco hepático para ser fagucitado e digrido para finalmente chegar ao intestino. Seus sistema circulatório é fechado,o sangue da aorta ventral passa pelas fandas branquiais e se desloca ate a aorta dorsal e então é distribuído ao todo copo através dos capilares. Seus sistema respiratório é composto pelas fendas branquiais e fendas na pele do animal. Eles são dioicos e realizam fecundação externa e desenvolvimento com fase larval. A filtração é feita por protonefrídios e a excreção acontece pelo atriporo.





Craniata:

Os craniatas incluem os peixes, anfíbios, repteis, aves e mamíferos,ou seja, os animais vertebrados.



https://alunosonline.uol.com.br/biologia/urocordados.html
https://www.infoescola.com/biologia/cefalocordados-cephalochordata/








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios da página 47

Zoologia II: Filo Porífera

Bactérias -III