Zoologia VIII: Filo Arthropoda



Filo Arthropoda

. O filo dos artrópodes (Arthropoda, do grego arthros (ἄρθρον), articulado e podos (ποδός), pés) é o maior filo de animais existentes, sendo dividido em três grupos principais: aracnídeos, crustáceos e insetos. Porém há também grupos menores, como: quilópodes e diplópodes, que podem ser denominados conjuntamente de miriápodes.


A característica principal que diferencia este filo dos outros é o corpo segmentado e dotado de apêndices articulados, como patas e antenas que possibilitam a movimentação. Eles possuem metameria heteronoma, ou seja os metâmeros se diferenciam durante o desenvolvimento e inclusive podem se fundir e formar as tagmas, como a cabeça, o tórax e o abdome. Há também casos em que a tagma cabeça se une a tagma tórax e forma o cefalotórax.
Estes animais são invertebrados e possuem um exoesqueleto rígido de quitina (polissacarídeo nitrogenado). Sua principal função é proteger e dar sustentação ao corpo, além de ser impermeável, pois possui uma camada externa de cera, característica que possibilita a sobrevivência em locais secos, uma vez que restringe  a perda de água. No entanto limita o crescimento e os obriga a fazer a muda ou ecdise, que se caracteriza pela troca de exoesqueleto.

Os artrópodes possuem uma grande variedade de cores, formatos e tamanhos, alguns têm forma microscópica enquanto outros podem ter cerca de 3 metros de espessura. Esses animais habitam quase todos os tipos de ambientes, desde os aquáticos até os terrestres, sendo alguns desses bastante inóspitos ou com temperaturas baixíssimas. Sua existência é datada de cerca de 542 a 488 milhões de anos atrás (período Cambriano) e existem teorias que defendem que os ancestrais desses animais podem ter sido os anelídeos, por causa do corpo segmentado. Muitos desses artrópodes possuem ligação direta com o homem, pois podem ser utilizados como alimento, mas também podem causar prejuízos à saúde e à agricultura.



.

Sistemas:

Digestório:
A digestão dos artrópodes é extracelular e o seu sistema digestório é completo, pois possui boca e ânus. Além disso, eles possuem peças bucais, como mandíbulas e quelíceras, por exemplo, que são adaptadas para cada tipo de alimentação. Esses animais possuem uma faringe ligada a um esôfago curto que é ligado ao papo, local em que o alimento fica armazenado. Possuem glândulas salivares e no tubo digestório pode existir uma moela para triturar os alimentos. O intestino é composto por três partes: anterior, médio (estômago) e posterior, que se abre no ânus.

Respiratório:
A respiração varia de acordo com o grupo, podendo ser branquial, traqueal e filo traqueal. Nos crustáceos é feita por brânquias, visto que a maioria ocupa ambientes aquáticos, através de trocas gasosas entre a água e a hemolinfa. Os insetos realizam através de traqueias, que levam diretamente até os tecidos, e os  aracnídeos utilizam as filotraqueias



Circulatório:
Por possuírem sistema circulatório aberto, o sangue é bombeado pelo coração dorsal para os vasos e  se direciona a hemocele. Há a presença de hemocianina no sangue de alguns artrópodes, o que gera um tom azulado.

Excretor:
Os artrópodes realizam a excreção através dos tubos de Malpighi, que liberam as excretas no interior do intestino. Os aracnídeos também apresentam glândulas coxais no seu sistema excretor . Os crustáceos, os insetos diplópodes e quilópodes  e os aracnídeos liberam, respectivamente, amônia, ácido úrico e guanina.

Nervoso e censorial:
Seus sistema nervoso é ganglionar, sendo constituído por um par de gânglios cerebrais e um cordão ventral de gânglios,além de órgãos dos sentidos na cabeça. Graças a presença de gânglios pelo corpo possuem “autonomia” que permite continuar ao corpo andar mesmo depois de ter a cabeça arrancada. Além disso,possuem sensores químicos, posturais, auditivos, luminosos, entre outros.

Reprodutor:
Os artrópodes são dioicos, ou seja possuem os sexos separados. A fecundação em animais terrestre, normalmente, ocorre internamente, enquanto em animais aquáticos  é realizada externamente. O desenvolvimento pode ocorrer com estágios larvais e ao chegar na forma adulta, imago, já passou por diversas metamorfoses. Quando imago, já apresenta todos os órgãos sexuais, porém não esta necessariamente sexualmente ativo.  


Resumo:
Resultado de imagem para artropodes resumo
Imagem relacionada



























Fonte:
https://www.infoescola.com/animais/sistema-reprodutor-dos-artropodes/
http://artropodeseanelideos.blogspot.com/2015/05/artropodes-sistema-desenvolvimento-e.html
https://sobre-animais-animais.webnode.com/products/sistema-reprodutor-dos-aracnideos/
https://www.coladaweb.com/biologia/reinos/artropodes
https://www.vivendociencias.com.br/2010/11/sistema-circulatorio.html







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zoologia II: Filo Porífera

Zoologia VII: Filo Annelida

Exercícios da página 47