Zoologia V: Nematóides

Nematóides

Características Gerais e Apomorfia

O filo Nematoda agrupa os nematelmintos, animais de corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades posterior anterior. Entre suas características gerais podemos citar a presença de três folhetos embrionários, o pseudoceloma, a ausência de segmentação, são protostômios (quando o blastóporo dá origem à boca), possuem simetria bilateral e são os primeiros animais a apresentarem sistema digestório completo. As espécies desse filo tem seu tamanho variado entre 0,3mm a 8 metros, sendo a grande maioria de vida livre (encontrada no solo e em ambientes aquáticos), embora sejam conhecidas por seus representantes parasitas do homem.
Pode-se dizer que os nematóides apresentam um corpo que se assemelha a um tubo dentro de outro, visto que esses animais apresentam um intestino longo e uma parede corporal externa revestindo-o (é entre o intestino e a parede
corporal que se encontra o pseudoceloma).



Acima da epiderme do corpo dos nematóides existe uma cutícula protetora - a qual é trocada à medida que o animal aumenta de tamanho – que tem a função de proteger, dar suporte e atuar no controle do volume corporal do animal. Abaixo da epiderme há as células musculares que permitem a realização de movimentos de flexão. Essas células musculares ligam-se a dois cordões nervosos, um localizado na região dorsal e o outro, na região ventral.

Sistemas

Os nematóides não apresentam sistema respiratório, realizando respiração cutânea, em que as trocas gasosas ocorrem através de difusão na superfície corporal do animal. Os representantes que são endoparasita intestinais, de maneira geral, são anaeróbios.
Sendo os primeiros animais com sistema digestório completo, os nematelmintos apresentam uma boca na região anterior do corpo e um ânus na região posterior. A digestão é tanto extra quanto intracelular e as substâncias não utilizadas são eliminadas pelo ânus. Os nutrientes, gases e resíduos obtidos pelo animal são lançados no fluido que preenche o pseudoceloma e difundidos para as outras células do corpo, o que facilita sua distribuição já que os nematóides não possuem sistema cardiovascular (avasculares). 

Quanto ao sistema excretor,  as excretas, que são lançadas no pseudoceloma, são eliminadas por túbulos com o formato de um “H” (renetes) que se comunicam com o poro excretor. Essa estrutura em H é constituída de duas partes alongadas (canal longitudinal superior e inferior) em que, entre elas, se encontra o orifício excretor.


O sistema nervoso dos nematelmintos consiste em um anel nervoso, que circunda a faringe, lançando alguns nervos curtos para frente e para trás. Do anel nervoso anterior, partem os 2 cordões nervosos que percorrem as linhas laterais, o dorsal e o ventral. Terminações nervosas ligam-se a algumas papilas táteis, dispostas usualmente ao redor da boca, sendo os únicos órgãos sensoriais evidentes.


Reprodução
 
Todos os nematelmintos são geralmente dioicos, ou seja, possuem sexos separados (machos e fêmeas distintos), sendo que em alguns há até  um nítido dimorfismo sexual, com os machos menores do que as fêmeas. A fecundação é interna: os machos depositam seus gametas (espermatozóides) no poro genital das fêmeas, sendo que a saída dos espermatozóides se dá pela cloaca. Outra característica desses animais é a ausência de células ciliadas e os espermatozóides amebóides, que não possuem flagelos e se locomovem por meio de pseudópodes.

Classificação
 
Enoplida: é uma ordem constituída de organismos geralmente longos, cilíndricos ou em forma de cones, que possuem o esôfago dividido em duas partes; uma anterior muscular e uma posterior glandular. Nestay ordem destacam-se dois gêneros e duas espécies: Trichinella spiralis e Trichuris (Trichocephalus) Trichiura.

Rhabditida: é constituída de organismos com o esôfago dividido em três regiões e com uma porção alongada claviforme; o desenvolvimento é direto, mas utiliza-se  a designação de larvas aos estados jovens; nesta ordem destacam-se seis gêneros com várias espécies: Rhabdias, Strongyloides. Ancylostoma, Necator, Ascaris e Enterobius.

Spirurida: é constituída de organismos com esôfago dividido em duas regiões: uma anterior muscular e uma posterior glandular. No estado adulto vivem como parasitas dos vertebrados, inclusive do homem, e nos estágios intermediários vivem geralmente em insetos; nesta ordem destaca-se o gênero Wuchereria.



https://www.infoescola.com/nematoides/nematoda/
https://www.coladaweb.com/biologia/reinos/nematelmintos
https://planetabiologia.com/filo-nematoda-classificacao-reproducao-exemplos-resumo/
https://www.todamateria.com.br/nematelmintos/
https://www.infoescola.com/animais/sistema-excretor-dos-nematelmintos/
https://m.biologianet.uol.com.br/zoologia/nematoides.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios da página 47

Zoologia II: Filo Porífera

Bactérias -III