Zoologia VI: Filo Mollusca

O filo Mollusca (do latim mollis = mole) contempla os moluscos, animais de corpo mole, que pode ou não ser protegida por uma carapaça (concha) de composição calcária (carbonato de cálcio). É o segundo filo mais diverso, perdendo apenas para o filo Arthropoda, com mais de 110.000 espécies descritas - dentre estas, as mais conhecidas são os caramujos, os caracóis, as ostras, os polvos e as lulas - podendo ser encontrados em ambientes terrestres, marinhos e de água doce, desde que úmidos.

Características: 
Os moluscos possuem simetria bilateral, corpo mole (o que dá nome ao filo). Além de serem triblásticos, protostômios e celomados.


Anatomia do Caracol
O corpo dos moluscos pode ser divido em três partes: Cabeça, Pés e Massa visceral.

 A cabeça abriga os órgãos sensoriais, o pé, grande e muscular sustentam o corpo ventralmente. 

Os pés podem apresentar diversas modificações, para realizar funções como a locomoção, a fixação e a escavação.
  
A massa visceral concentra os órgãos: intestino, glândulas digestivas, sistemas cardiovascular, unitário, e genital.

A concha é secretada pelo manto, uma dobra da epiderme; entre o corpo e o manto encontra-se a cavidade do manto, onde são eliminados fezes, urinas e até gametas, e é ocupada por ar ou água.

Sistema digestório: unidirecional, após a digestão, os nutrientes são absorvidos e distribuídos pelo sangue. 

Sistema cardiovascular: a grande maioria possui este sistema aberto, com o coração situado na área dorsal da massa visceral, em que o sangue flui para os vasos e em seguida para lacunas situadas entre os órgãos, causando um fluxo lento e de baixa pressão, o que explica o pequeno porte destes animais. Alguns, no entanto, possuem este sistema fechado, os cefalópodes - nos quais o sangue circula no interior de vasos, sob pressão elevada e com maior velocidade, aumentando a eficiência da distribuição de substâncias.

Sistema Respiratório: em moluscos aquáticos é branquial, já nos terrestres é através de um "pulmão rudimentar" (pulmonar), com a cavidade do manto extremamente vascularizada (cutânea) 

Excreção: Os resíduos são retirados da cavidade pericárdica e eliminados na cavidade do manto por um "rim" primitivo - um aglomerado de metanefrídios. (eliminam ureia ou amônia, dependendo do meio em que vivem)

Sistema Nervoso: ganglionar, com gânglios e nervos distribuídos pelo corpo. 

Classificação: 
Existem 10 classes de moluscos, sendo apenas 8 ainda existentes e 2 extintas, mas as principais são 3: 

Cefalópodes: são marinhos; possuem concha interna, externa ou ausente; e são dioicos; seus representantes são polvo, lula, calamar, náutilo, etc.]

Os cefalópodes possuem cabeça bastante desenvolvida e dela partem tentáculosMoluscos

Gastrópodes: são sem concha ou com concha de uma valva, são geralmente monoicos, e possuem alguns representantes terrestres; seus representantes são caracóis-de-jardim, planorbídeos, escargots e lesmas. 

Os gastrópodes são a maior classe de moluscos existenteMoluscos

Bivalves: são aquáticos, possuem concha com duas valvas e são geralmente dioicos; seus representantes são ostras, mariscos, mexilhões.  

Os bivalves são animais que apresentam concha articuladaMoluscos

Os bivalves formam as pérolas! Pequenas partículas de areia ou de outros corpúsculos estranhos podem se instalar entre o manto e a concha. Parte do manto envolve a partícula, formando uma cobertura circular, que passa a depositar nácar (material calcário) em camadas mais ou menos concêntricas ao redor do objeto, formando gradativamente a pérola. 

Resultado de imagem para perolas


Reprodução:  os sexos são geralmente separados, com fecundação tanto interna (em cefalópodes) quando externa, e desenvolvimento direto ou indireto (formando larvas trocófora e véliger).  Nos monoicos a reprodução é cruzada e interna. 

Usos: 
Algumas especies de moluscos como a ostra, o polvo a lula e alguns caracóis são usados como alimento pelos humanos, outros são pragas (caracóis herbívoros), alguns transmitem doenças (Bionphalaria sp) e alguns são usados para a produção de joias como a pérola e botões (ostras). 
O caramujo é o hospedeiro intermediário da doença esquistossomose (também conhecida como doença do caranguejo), causada por um platelminto.



Referencias Bibliográficas:
https://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos2/ostra.jpg
https://static.todamateria.com.br/upload/52/84/52841c91e809f-moluscos-medium.jpg
https://static.todamateria.com.br/upload/52/84/52841cf438bd3-moluscos-medium.jpg
https://static.todamateria.com.br/upload/52/84/52841cc04ea69-moluscos-medium.jpg
https://biologianet.uol.com.br/upload/conteudo/images/2016/08/gastropode.jpg
https://biologianet.uol.com.br/upload/conteudo/images/2016/08/cafalopode.jpg
https://biologianet.uol.com.br/upload/conteudo/images/2016/08/bivalves.jpg
https://biologianet.uol.com.br/zoologia/moluscos.htm
https://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/2014/12/Anatomia-do-Caracol.png
https://www.coladaweb.com/biologia/reinos/moluscos
https://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwj6ko2-wqfcAhXtpVkKHeDjCGkQjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fblogs.universal.org%2Fbispomacedo%2F2012%2F12%2F13%2Fperolas-da-vida-cicatrizes%2F&psig=AOvVaw2hyWDKXvvAKmMbAV82YJLl&ust=1531964446690174
http://segundocientista.blogspot.com/search?updated-max=2017-09-27T10:21:00-07:00&max-results=10&start=3&by-date=false

Livro Didático 
Favaretto, José Arnaldo
Biologia unidade e diversidade, 2º ano/ José Arnaldo Favaretto










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios da página 47

Zoologia II: Filo Porífera

Bactérias -III