Zoologia VI: Filo Mollusca
O filo Mollusca (do latim mollis = mole) contempla os moluscos, animais de corpo mole, que pode ou não ser protegida por uma carapaça (concha) de composição calcária (carbonato de cálcio). É o segundo filo mais diverso, perdendo apenas para o filo Arthropoda, com mais de 110.000 espécies descritas - dentre estas, as mais conhecidas são os caramujos, os caracóis, as ostras, os polvos e as lulas - podendo ser encontrados em ambientes terrestres, marinhos e de água doce, desde que úmidos.
Características:
Os moluscos possuem simetria bilateral, corpo mole (o que dá nome ao filo). Além de serem triblásticos, protostômios e celomados.

A cabeça abriga os órgãos sensoriais, o pé, grande e muscular sustentam o corpo ventralmente.
Os pés podem apresentar diversas modificações, para realizar funções como a locomoção, a fixação e a escavação.
A massa visceral concentra os órgãos: intestino, glândulas digestivas, sistemas cardiovascular, unitário, e genital.
A concha é secretada pelo manto, uma dobra da epiderme; entre o corpo e o manto encontra-se a cavidade do manto, onde são eliminados fezes, urinas e até gametas, e é ocupada por ar ou água.
Sistema digestório: unidirecional, após a digestão, os nutrientes são absorvidos e distribuídos pelo sangue.
Sistema cardiovascular: a grande maioria possui este sistema aberto, com o coração situado na área dorsal da massa visceral, em que o sangue flui para os vasos e em seguida para lacunas situadas entre os órgãos, causando um fluxo lento e de baixa pressão, o que explica o pequeno porte destes animais. Alguns, no entanto, possuem este sistema fechado, os cefalópodes - nos quais o sangue circula no interior de vasos, sob pressão elevada e com maior velocidade, aumentando a eficiência da distribuição de substâncias.
Sistema Respiratório: em moluscos aquáticos é branquial, já nos terrestres é através de um "pulmão rudimentar" (pulmonar), com a cavidade do manto extremamente vascularizada (cutânea)
Excreção: Os resíduos são retirados da cavidade pericárdica e eliminados na cavidade do manto por um "rim" primitivo - um aglomerado de metanefrídios. (eliminam ureia ou amônia, dependendo do meio em que vivem)
Sistema Nervoso: ganglionar, com gânglios e nervos distribuídos pelo corpo.
Classificação:
Existem 10 classes de moluscos, sendo apenas 8 ainda existentes e 2 extintas, mas as principais são 3:
Cefalópodes: são marinhos; possuem concha interna, externa ou ausente; e são dioicos; seus representantes são polvo, lula, calamar, náutilo, etc.]


Gastrópodes: são sem concha ou com concha de uma valva, são geralmente monoicos, e possuem alguns representantes terrestres; seus representantes são caracóis-de-jardim, planorbídeos, escargots e lesmas.


Bivalves: são aquáticos, possuem concha com duas valvas e são geralmente dioicos; seus representantes são ostras, mariscos, mexilhões.


Os bivalves formam as pérolas! Pequenas partículas de areia ou de outros corpúsculos estranhos podem se instalar entre o manto e a concha. Parte do manto envolve a partícula, formando uma cobertura circular, que passa a depositar nácar (material calcário) em camadas mais ou menos concêntricas ao redor do objeto, formando gradativamente a pérola.


Reprodução: os sexos são geralmente separados, com fecundação tanto interna (em cefalópodes) quando externa, e desenvolvimento direto ou indireto (formando larvas trocófora e véliger). Nos monoicos a reprodução é cruzada e interna.
Usos:
Algumas especies de moluscos como a ostra, o polvo a lula e alguns caracóis são usados como alimento pelos humanos, outros são pragas (caracóis herbívoros), alguns transmitem doenças (Bionphalaria sp) e alguns são usados para a produção de joias como a pérola e botões (ostras).
O caramujo é o hospedeiro intermediário da doença esquistossomose (também conhecida como doença do caranguejo), causada por um platelminto.
Referencias Bibliográficas:
https://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos2/ostra.jpg
https://static.todamateria.com.br/upload/52/84/52841c91e809f-moluscos-medium.jpg
https://static.todamateria.com.br/upload/52/84/52841cf438bd3-moluscos-medium.jpg
https://static.todamateria.com.br/upload/52/84/52841cc04ea69-moluscos-medium.jpg
https://biologianet.uol.com.br/upload/conteudo/images/2016/08/gastropode.jpg
https://biologianet.uol.com.br/upload/conteudo/images/2016/08/cafalopode.jpg
https://biologianet.uol.com.br/upload/conteudo/images/2016/08/bivalves.jpg
https://biologianet.uol.com.br/zoologia/moluscos.htm
https://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/2014/12/Anatomia-do-Caracol.png
https://www.coladaweb.com/biologia/reinos/moluscos
https://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwj6ko2-wqfcAhXtpVkKHeDjCGkQjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fblogs.universal.org%2Fbispomacedo%2F2012%2F12%2F13%2Fperolas-da-vida-cicatrizes%2F&psig=AOvVaw2hyWDKXvvAKmMbAV82YJLl&ust=1531964446690174
http://segundocientista.blogspot.com/search?updated-max=2017-09-27T10:21:00-07:00&max-results=10&start=3&by-date=false
Livro Didático
Favaretto, José Arnaldo
Biologia unidade e diversidade, 2º ano/ José Arnaldo Favaretto
Comentários
Postar um comentário