Protoctistas II: Algas

   Os protoctistas classificados como algas podem ser unicelulares ou pluricelulares. Suas células são eucariontes, a maioria apresentando parede celular, que pode conter celulose, ágar e carbonato de cálcio (CaCO3). Contém pigmentos nas células (como clorofila e xantofila) para o processo de nutrição autotrófica, porém quando não há condições adequadas para a fotossíntese (como luz), podem realizar nutrição heterotrófica. Vivem geralmente em ambientes aquáticos (água doce ou salgada) ou úmidos.


                 (euglenoides)


   As algas unicelulares, em sua maioria, constituem o fitoplâncton (organismos que vivem à deriva no ambiente aquático, são muitas vezes a primeira fonte de energia em uma teia alimentar; há também o zooplâncton, composto por animais aquáticos). Podem ser divididas em quatro filos:

   Euglenoides - abriga algas típicas de água doce. Não possuem parede celular, mas uma película flexível e geralmente dois flagelos. Apresentam clorofila do tipo A e B. Quando sua reprodução é intensa, pode tornar a água verde. 


   Dinofíceas - representadas pelos dinoflagelados, são algas geralmente marinhas, mas podem viver em água doce. Possuem dois flagelos para locomoção e apresentam celulose na parede celular. São de coloração parda, avermelhada ou esverdeada. Podem se associar com protozoários e corais. Quando há reprodução excessiva, ocorre a chamada maré vermelha, com a liberação de toxinas que podem afetar outros organismos aquáticos. Algumas têm capacidade de bioluminescência.




   Bacilariofíceas - representadas pelas diatomáceas, predominantes em água salgada. Possuem uma carapaça protetora de dióxido de silício (SiO2), a frústula, ao redor da parede celular, que ainda armazena alguns óleos que as fazem flutuar. Os restos de paredes celulares e carapaças dessas algas podem se depositar no fundo do mar e formar um material rico em sílica, podendo ser usado no processo de fabricação de pasta de dente, cosméticos e abrasivos para joias.



   Clorofíceas - também chamadas de algas verdes, esse filo engloba tanto algas unicelulares como pluricelulares;as clorofíceas unicelulares podem ser flageladas, de vida livre ou coloniais (vivendo em agrupamentos) . Possuem clorofilas do tipo A e B e possuem amido sua parede celular. Podem se associar a fungos, formando líquens, e a cnidários, formando zooclorelas. 




   
   As algas pluricelulares por muito tempo foram consideradas plantas por serem eucariontes, multicelulares e por realizarem a fotossíntese. Todas apresentam clorofila em suas células; podem ter forma de filamentos, folhas, ramos ou lâminas, com uma estrutura diferente das plantas. São geralmente aquáticas, de água doce e salgada, mas também habitam zonas úmidas.
   As algas pluricelulares não possuem tecidos diferenciados ou órgãos, sendo constituídas por um único talo, uma espécie de tecido que não sofreu diferenciação, por isso sendo chamadas de talófitas. Podem crescer presas a pedras, ao assoalho marinho flutuando. Algumas apresentam bolhas de ar no talo,funcionando como boias para flutuação.
   Podem ser divididas em quatro filos:

   Clorofíceas, como vimos também nas algas unicelulares. Dentro deste filo, há as algas carófitas, consideradas as ancestrais das plantas terrestres. Atualmente, as plantas briófitas (os musgos) são consideradas um grupo de transição entre as algas carófitas e as plantas vasculares. Apresentam clorofilas do tipo A e B, encontradas também nas plantas. Habitam águas salgadas e doces. Algumas são comestíveis.


   Feofíceas - algas de coloração parda. Apresentam os maiores talos e têm clorofilas do tipo A e C, sendo típicas de ambiente marinho. A parede celular contém celulose e algina, uma substância utilizada para dar consistência a sorvetes e maionese. Também podem acumular carbonato de cálcio. Possuem espécies comestíveis.



   Rodofíceas - algas de coloração vermelha. Possuem clorofilas A e D, além de ficoeritrina.  A maioria é marinha. Na parede celular possuem celulose, ágar e carragenina, um polissacarídeo que lhe confere flexibilidade. O ágar é utilizado em gelatinas e a carragenina como emulsificante. Muitas apresentam toxinas como defesa contra predadores. Apresentam espécies comestíveis.



   Crisofíceas - algas de coloração dourada. Sua parede celular pode conter celulose e dióxido de silício. Têm clorofilas tipo A e C. São encontradas em água doce e salgada.
   


   REPRODUÇÃO:
   As algas podem apresentar reprodução assexuada e sexuada;

   Formas Assexuadas
   - Divisão binária: uma célula se divide originando duas células-filhas iguais (meiose). É o caso das algas unicelulares.
   - Fragmentação do talo: um fragmento da alga pode originar um novo talo (brotamento).
   - Zoosporia: uma alga pluricelular produz células flageladas - zoósporos - que originam indivíduos adultos.

   Formas Sexuadas
   - Formação de zigósporos: duas células adultas agem como gametas, formando um zigoto dentro de um envoltório chamado zigósporo. O zigoto sofre meiose e forma 4 novos indivíduos.
   - Conjugação: células de um filamento se diferenciam em masculinas e femininas, que se unem formando um zigoto, que originará novos talos.
   - Alternância de gerações: há uma geração de indivíduos adultos haploides - os gametófitos - e uma de indivíduos diploides - os esporófitos. Os gametófitos produzem gametas, que após fecundados produzirão um zigoto. O zigoto matura e origina um esporófito, que produz esporos. Os esporos germinam e originam gametófitos, reiniciando o ciclo.

 


   IMPORTÂNCIA DAS ALGAS:
   -as algas são as responsáveis por aproximadamente 90% da fotossíntese realizada no planeta, fazendo a manutenção do ciclo de oxigênio na Terra. São os verdadeiros "pulmões" do planeta;
   -são as bases das cadeias alimentares aquáticas, sendo os principais produtores;
   -substâncias contidas nelas são utilizadas em diversos processos industriais, como na fabricação de alimentos (gelatina, sorvetes, suplementos), em várias culinárias, na fabricação de cosméticos e em pesquisas científicas, como em culturas de bactérias.








Fontes:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/algas-unicelulares.html
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/Protista2.php
https://crentinho.wordpress.com/2007/03/12/reino-protoctista-%E2%80%93-as-algas-e-os-protozoarios/
http://diariodebiocmpa.blogspot.com.br/2013/03/os-tipos-e-as-caracteristicas-das-algas.html#
https://www.mundovestibular.com.br/articles/9205/1/Algas-Pluricelulares/Paacutegina1.html
professores.unisanta.br/maramagenta/briofitas.asp
http://kuadro.com.br/videoaula/biologia/zoologia/caracteristicas-gerais-das-algas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios da página 47

Zoologia II: Filo Porífera

Bactérias -III