Protoctistas I: Características Gerais

   Protoctistas
 
   O Reino Protoctista (proto, primeiro, ctisto, ser gerado) - antes denominado Protista - abriga organismos eucariontes unicelulares e pluricelulares, como as algas e os protozoários. Atualmente, é considerado uma classificação por convenção, visto que não constitui um clado, ou seja, seus componentes não compartilham características comuns de um único ancestral comum a todos, portanto, não apresentam uma apomorfia que caracterize o grupo.
   Os Protoctistas tem origens evolutivas distintas, incluindo quase todos os organismos que não se encaixam em nenhum dos outros três reinos eucarióticos (Metazoa, Metaphyta e Fungi). Se dividem em seres unicelulares e pluricelulares:
   UNICELULARES: Protozoários (tanto parasitas como os de vida livre) e algas unicelulares.
   PLURICELULARES: Algas filamentosas e talófitas.
   A nutrição dos protoctistas pode seguir 3 métodos; pode ser holozoica, saprozoica (vias heterotróficas realizadas pelos protozoários; no caso, o organismo precisa buscar energia em fontes externas; a nutrição saprozoica é semelhante à decomposição, pois o organismo joga enzimas externamente no alimento para depois absorvê-lo) ou autotrófica (a produção de energia é feita pelo próprio organismo, a partir da fotossíntese; é o método utilizado pelas algas).







   Fontes:
https://crentinho.wordpress.com/2007/03/12/reino-protoctista-%E2%80%93-as-algas-e-os-protozoarios/
https://bioglossa.wikispaces.com/Algas
https://estudandoabiologia.wordpress.com/protoctista/







   
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zoologia II: Filo Porífera

Zoologia VII: Filo Annelida

Bactérias -III