bacterias- II
Classificação:
As bactérias podem ser classificadas de acordo com sua morfologia e composição da parede celular. A classificação morfológica se divide em cocos, bacilos, cocobacilos, espiraladas e vibrião. Já a classificação segundo a parede celular se divide em gram-positivas e gram-negativas.
Os cocos tem formato esférico e podem formar grupos de dois, os diplococos, de quatros, os tetracocos, de oito, as sárcinas que formam um cubo, de oito, os estreptococos, e os estafilococos que possuem formato de cacho de uva. Os bacilos possuem formato de bastão e se agrupam em dois, diplobacilo, em cadeias, os estreptobacilos, e ainda lado a lado, paliçada. Os cocobacilos são um meio termo entre os bacilos e os cocos, são bastões curtos. As espiraladas são células em espiral e não se agrupam. Elas se dividem em espirilos, que possuem flagelos e corpos rígidos, e espiroquetas, que são mais flexíveis e utilizam vibrações plasmáticas para se locomover. O vibrião se assemelha a uma vírgula e espirilos curtos.

As bactérias gram-positivas possuem em sua parede celular uma quantidade maior de peptidoglicano e possuem ácidos teicocos. As bactérias Gram-negativas possuem uma quantidade menor de peptidoglicano e apresentam uma camada esterna formada de lipossacarídeo. Para diferencia-las é realizado atraves de uma tecnica de coloração criada por Hans Christian Gram. As Gram-positivas possuem coloração azul ou violetae as Gram-negativas ficam vermelhas.
Fontes:
https://iquimicas.com/bacterias-definicion-y-estructura/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/classificacao-das-bacterias.htm
http://microbioenergetica.squarespace.com/bacteriologa/
Comentários
Postar um comentário