Vírus III

Vírus III: Reprodução 
Já foi dito que os vírus, por não terem metabolismo próprio, precisam de uma célula hospedeira para se reproduzir. Para isso podem entrar em dois ciclos, o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. 
No ciclo lítico, o vírus entra na célula hospedeira e rompe o capsídeo, liberando seu genoma. Se for um vírus DNA, seu material genético se misturará com o da célula, sendo transcrito e traduzido juntamente com o DNA da célula, que produzirá as proteínas do vírus. Quando as proteínas virais forem suficientes, o DNA viral será replicado e se organizarão novos vírus, que arrebentarão ou fragmentarão a célula e se espalharão para novas hospedeiras.

No ciclo lisogênico, a primeira etapa é semelhante, com a infiltração do DNA viral no núcleo celular. Porém nenhum vírus é montado, e sim o genoma viral é multiplicado conforme a divisão natural da célula, podendo ficar adormecido. Quando as condições ambientais ou biológicas forem propícias, o DNA viral começará a produzir as proteínas necessárias para montar partículas virais. Esse material viral pode se incorporar às células e utilizar o seu metabolismo para se manter,  ou ficar inativo, como uma "herança" genética.


Referências: 
https://aidsinfo.nih.gov/understanding-hiv-aids/glossary/634/retrovirus
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/replicacao-dna.html
https://ibapcursos.com.br/ciclo-litico-e-ciclo-lisogenico/
https://www.britannica.com/science/retrovirus
https://www.infoescola.com/biologia/retrovirus/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zoologia VII: Filo Annelida

Zoologia II: Filo Porífera

Exercícios da página 47