Exercícios sobre vírus - página 23 do livro didático

5. A respeito dos vírus, pergunta-se: 
a) Que argumentos você usaria para incluí-los entre os seres vivos? 

Os vírus poderiam ser incluídos entre os seres vivos por possuírem material genético (DNA e/ou RNA), sendo capazes de transmitir suas características aos seus descendentes, e por apresentarem capacidade de evolução, tendo em vista que sofrem alterações ao longo do tempo, importante característica umaa vez que os seres vivos mais bem adaptados sobrevivem ao meio e conseguem garantir sua existência. 

b) O biólogo norte-americano Peter Raven diz que “os vírus são mas noticias embrulhadas com um pouco de proteína”. Como você explica essa curiosa definição? 

Os vírus necessitam obrigatoriamente de outras células vivas para sobreviver e se reproduzir, porém essa relação de parasitagem é prejudicial ao hospedeiro, já que os vírus alteram o funcionamento da célula. Logo, por nos causar doenças, os vírus são más notícias embrulhadas com proteína (capsídeo).


6. (UFS-SE) “Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água e se alimentavam de substâncias orgânicas que haviam se formado durante um lento processo de evolução química  em nosso planeta.” Explique por que os primeiros seres vivos não deviam ser semelhantes aos atuais vírus. 

Os vírus atuais necessitam de outra célula para se reproduzirem, e os primeiros seres vivos não dependiam de outras células; além de que, o vírus não possui metabolismo, logo não poderiam produzir proteínas; e os primeiros seres vivos transformavam substancias orgânicas em energia, com mitocôndrias, e os vírus não possuem mitocôndrias. 




7. (Unicamp-SP) Depois um surto de uma doença misteriosa (início com febre, coriza, mal-estar, dores abdominais, diarreia, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo) que acometeu crianças com até cinco anos de idade em uma creche, os pesquisadores da Unicamp conseguiram sequenciar o material genético do agente causador da doenga e concluiram que se tratava de um vírus. 

Um segmento dessa seqüência era UACCCGUUAAAG. 

a) Explique por que os pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus. 

Trata-se de um vírus (provavelmente um retrovírus), pois apresenta como material genético exclusivo, um segmento de RNA.

b) Dê duas características que expliquem por que os vírus não são considerados seres vivos. 

Os vírus não são considerados seres vivos porque não apresentam estrutura celular, nem metabolismo próprio, sendo, portanto, dependente das células por ele parasitadas. 

c) Sabendo-se que a seqüência mostrada acima (UACCCGUUAAAG) dará origem a uma fita de DNA, escreva a seqüência dessa fita complementar. 

 
A sequência da fita complementar de DNA será: ATGGGCAATTTC.

8. Observe a charge abaixo:

 


A charge sugere a necessidade de todos se mobilizarem no combate ao agente transmissor de importantes doenças humanas, que se alastram no Brasil nos últimos anos. 

a) A charge refere-se a qual agente transmissor? 

A charge refere-se ao mosquito. 

b) A quais doenças o texto faz referência? Quais seus agentes etiológicos? 

O texto faz referência a dengue, cujo agente etiológico é um arbovírus do gênero Flavivírus pertencente à família Flaraviviridae; e a febre amarela, cujo agente etiológico é o vírus amarílico, um arbovírus também do gênero Flavivírus e a família Flaviviridae. 

c) Cite medidas profiláticas capazes de preveni-las.

A melhor ação de prevenção da febre amarela e da dengue é impedir a criação do mosquito transmissor Aedes aegypti, que frequentemente procria na moradia ou local de trabalho das pessoas. Por isso, evitar deixar água parada é essencial para combater a proliferação de doenças.


Comentários

  1. Parabéns pelos conteúdos bem abreviado ,na escrita e também na elaboração das respostas .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Zoologia VII: Filo Annelida

Zoologia II: Filo Porífera

Exercícios da página 47