Exercícios da página 36 do livro didático


Exercícios da página 36
1.      Observe a representação esquemática da célula abaixo e , de acordo com seus conhecimentos, responda:


a) O tipo celular representado pertence a um organismo eucarionte ou procarionte? Justifique.

Pertence a um organismo procarionte, pois não há a presença de uma membrana que delimita o material genético.

b) Quais os nomes das estruturas A e B?

 A-Parede Celular e B-Material Genético (DNA).

c) Sendo procariontes, que componentes estruturais estão presentes em suas células?

As bactérias são de suma importância para o ser humano, visto que muitas auxiliam o nosso organismo na digestão de alimentos (Flora Intestinal) e são essenciais para a indústria farmacêutica na fabricação de antibióticos específicos. Entretanto, as bactérias podem causar grandes malefícios, como prejuízos econômicos, no caso do “amarelinho” (Xylella fastidiosa), que ataca a lavoura da laranja, e como o fato delas serem parasitas humanos, levando a infecções e doenças muito graves que, se não tratadas corretamente, levam as bactérias a se tornarem resistentes aos medicamentos.

2. (IFCE) O fenômeno das “florações de cianobactérias”, nos ambientes aquáticos de abastecimento, tem causado grande preocupação em razão da natureza neurotóxica e hepatotóxica de certas cianobactérias que, em geral, proliferam nos mananciais eutrofizados, como consequência do excesso de nutrientes presentes na aguas e das condições ambientas próprias. Considere o exposto e responda:

a) Que são cianobactérias? A que reino pertence este grupo de organismos?

As cianobactérias são microrganismos unicelulares, procariontes e fotossintetizantes, também chamadas de algas azuis ou algas cianofíceas. Pertencem ao reino das Eubactérias, devido à presença de peptidioglicano em sua parede celular.

b) Como esses organismos se classificam do ponto de vista nutricional?

Em relação à nutrição, as cianobactérias são classificadas como autótrofas, visto que realizam fotossíntese verdadeira por apresentarem Clorofila A e Caroteno.

c) Sendo procariontes, que componentes estruturais estão presentes em suas células?

 Estão presentes: parede celular, membrana celular, ribossomos, envoltório viscoso, nucleóide, inclusões, membrana fotossintética e cianossomo.

3. (Vunesp-SP) Em relação às doenças: gripe, paralisia infantil, gonorreia, amarelão, cólera, tuberculose e febre amarela, pergunta-se:

a) Quais delas são passíveis de tratamento com antibióticos? Por quê?

Cólera, Tuberculose e Gonorreia, pois são doenças bacterianas, e os antibióticos são substâncias que interferem no metabolismo bacteriano causando, em geral, a morte destes seres patogênicos.

b) Quais delas teriam sua incidência diminuída pela dedetização?

A dedetização diminuiria a incidência de febre amarela e da Doença de Chagas, visto que ambas possuem como vetores insetos, respectivamente mosquito e barbeiro.

4. (UFRJ) Um dos armários do laboratório da escola apareceu com pontos e fios brancos em suas portas, do lado interno. Um dos alunos identificou os pontos e os fios brancos como sendo um tipo de mofo. Para eliminá-lo, passou um pano embebido em álcool na porta, até limpá-la totalmente. Na semana seguinte, para surpresa do aluno, os pontos e fios reapareceram. A partir dos seus conhecimentos a respeito da estrutura e biologia dos fungos, explique por que o mofo reapareceu.

 Provavelmente o aluno retirou apenas os corpos de frutificação dos fungos quando passou o pano com álcool. O micélio vegetativo ou corpo vegetativo do fungo permaneceu no interior da madeira da porta e, após uma semana, toda a parte externa reprodutiva foi refeita.

5. (Vunesp-SP) Fungos e bactérias têm sido considerados, por muitos, os "vilões" entre os seres vivos. Sabemos, entretanto, que ambos apresentam aspectos positivos e desempenham importantes funções ecológicas.

a) Cite uma forma pela qual bactérias e fungos podem contribuir para a reciclagem de nutrientes minerais.


Fungos e bactérias são agentes decompositores, ou seja, transformam matéria orgânica em inorgânica.

b) Cite um exemplo de conquista científica no combate a infecções que foi possível a partir da utilização de fungos.

A penicilina é um medicamento composto por fungos que possuem a capacidade de destruir bactérias e foi descoberto por acaso pelo pesquisador Alexander Fleming, sendo considerado um grande avanço para a medicina por dar origem aos conhecidos antibióticos.

6. (Fuvest-SP)) Os liquens são formados pela associação de dois tipos de organismos.

a) Quais são eles?

Os liquens são formados por algas e fungos.

b) Explique o tipo de interação entre esses dois organismos.

A relação ecológica entre eles é conhecida como mutualismo. Para a alga é uma relação muito positiva, visto que elas recebem proteção, além de umidade e alimento (retidos pelos fungos). E, da mesma forma, para os fungos, as algas realizam fotossíntese, produzindo matéria orgânica que será aproveitada como alimento por eles.

7. (UFPA) Artigos publicados recentemente na revista Science, baseados em análise molecular, sugerem que os fungos deveriam ser incluídos no reino Metazoa. É interessante porque há muito se sabe que os fungos possuem algumas características típicas do reino Metazoa. Cite três dessas características.

Os fungos e animais têm as seguintes características em comum: possuem parede celular de quitina, armazenam glicogênio (reserva de glicogênio) e são heterótrofos (não produzem o próprio alimento).

8. Leia a nota a seguir, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, em 4 dez. 2011.
A doença que a enchente espalha
A temporada das chuvas já começou e, com ela, chegam também as enchentes.
Em São Paulo completam-se, no dia 25 de janeiro próximo, 457 anos de inundações sempre presentes nesta época do ano. Essas águas são contaminadas pelas bactérias presentes na urina dos ratos, que transmitem a leptospirose aos seres humanos.
Pequenas lesões na pele de quem está dentro dessas águas, ou a ingestão de alimentos e bebidas que entraram em contato com o líquido, levam à infecção, que pode até afetar irremediavelmente o fígado.
A doença, em fase inicial, pode ser confundida com uma virose, ao causar sintomas como febre, dor de cabeça e dores musculares. O risco para a saúde das pessoas sitiadas por uma enchente é tanto que especialistas recomendam o uso de um antibiótico como profilaxia. [...]

a) A leptospirose é causada por qual tipo de agente infeccioso?

É causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais.

b) Por que a leptospirose é “a doença que a enchente espalha”, como afirma o título da nota?

A leptospirose é “a doença que a enchente espalha” por que sua transmissão se dá através das águas contaminadas pela urina dos ratos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios da página 47

Zoologia II: Filo Porífera

Bactérias -III